17 atividades para ensinar as letras

Tempo de leitura: 5 minutos

Como ensinar as letras? Muitas pessoas nos perguntam estratégias práticas para ensinar as menores unidades da língua. Então, hoje, viemos com 17 dicas para você! Essas sugestões estão presentes nesta live que você pode assistir na íntegra!

  1. Dado com vogais: você pode ter um dado de bolsos, como o que a professora Camila ensinou aqui, e colocar diferentes vogais (ou qualquer outra letra) nestes bolsos. Uma das brincadeiras é atirar o dado e, na letra que cair, a criança deve dizer uma palavra.
  2. Letras móveis: as letras móveis têm mil e uma funcionalidades. Pode ser comprado pronto, de EVA ou madeira, ou confeccionado com papel e tampinhas de pet (como na foto abaixo, da nossa aluna Miraci Carvalho Cida). Podemos escrever os nomes dos colegas, mostrar imagens para nomear, fazer um ditado silencioso, pedir que formem sílabas… Use o seu protagonismo!

3. Dado + letras móveis: esta ideia é para usar os dois primeiros recursos juntos. Sorteamos uma consoante (por exemplo, “C”) nas letras móveis e atiramos o dado para a vogal (por exemplo, “A”). Juntamos ambas e pedimos que as crianças digam palavras que tenham aquele som. Importante: não precisa ser somente na sílaba inicial (“CAsa”, “maCAco”, “minhoCA”).

4. Janelinha/Preguicinha: este é famoso! Nada mais é do que um envelope com uma palavra dentro. Conforme vamos puxando a palavra, fazemos intervenções bem específicas, que podem ir desde a forma até o fonema.

5. Abecedário: trata-se de um livrinho (fiz com meus alunos do EJA, você pode baixar aqui), onde exploramos as letras e completamos com palavras que sejam do contexto da turma.

6. Roleta do alfabeto: bem simples! É uma roleta com todas as letras do alfabeto. Podemos criar jogos bem bacanas com este recurso, mas um jogo simples e rápido seria deixar que o aluno rode a roleta e diga uma palavra que começa com a letra sorteada. A roleta da nossa aluna Thainan Machado (na foto) tinha algumas letras. Você pode selecionar intencionalmente ou usar o alfabeto inteiro!

7. Descubra a palavra:  é uma espécie de enigma. Colocamos as figuras e as crianças tem que descobrir a palavra usando somente a letra inicial desta imagem. Você pode baixar uma amostra desta atividade aqui!

8. Trabalho com teclados: este teclado foi confeccionado pela querida Patrícia (pat.rocha_psicopedagogia). Podemos trabalhar com a ideia de letra maiúscula (bastão) e letra minúscula (script). Além disso, podemos também explorar a sequência do alfabeto no teclado. Por que será é diferente da sequência do ABC que conhecemos?

9. Jogo das sílabas complexas: este jogo também foi elaborado pela Pati. Temos uma mini roleta no tabuleiro com as sílabas complexas e as crianças completam as palavras.

10. Letras em MDF: este material também foi disponibilizado pela nossa aluna Dani (@pedagogiacomamordani). Trata-se de pedaços de MDF que formam letras quando unidos. As crianças podem brincar com os diferentes pedaços, formando novas letras, percebendo suas variações, semelhanças e diferenças quanto à grafia.

11. Assim se escreve: este recurso é muito potente para trabalhar com consciência fonêmica. Damos às crianças cartinhas com uma imagem e três palavras escritas. O aluno precisa identificar qual é a escrita correta (por exemplo: vaca, faca e vala). Esta é uma das atividades que ensinamos no nosso curso CAP. Clique aqui para saber mais.

12. Trilha do alfabeto: nossa aluna CAP, Salete Timbo, criou uma linda trilha com dado. Os alunos caminham sobre a trilha até a casinha sorteada no dado e dizem uma palavra que começa com a letra na qual pararam.

13. Troca letras: esta foi uma intervenção que eu realizei durante a minha aula de EJA. Vamos escrevendo palavras junto com os alunos (aqui, no caso, começamos com gata). Aos poucos, vamos trocando letras (“o que acontece se eu trocar esse “G” por “R”? E se eu colocar um “O” no lugar desse “A”?). Assim, vamos formando novas palavras e ampliando o repertório a partir de uma outra já estável.

14. Qual é o segredo?: essa ideia também foi elaborada por uma de nossas alunas, a Carol Feijó. Está fazendo o maior sucesso nas aulas remotas. Basta enviar uma foto com vários objetos que começam com a mesma letra e os alunos precisam descobrir qual é!

15. Alfabeto de bolsos: este é um recurso fundamental para as salas de aula de 1º ano. O alfabeto de bolso pode ser feito de vários materiais, mas a regra é que ele deve ter um bolso plástico para cada letra. Assim, os alunos podem manipular e colocar objetos dentro dos bolsos (no caso do alfabeto da foto, nossa aluna Kelly optou por colocar rótulos!).

16. Livros: muitos livros focam no ensino das letras. Trouxemos aqui, algumas sugestões dos nossos parceiros (Editora Edelbra e @cadu_dos_livros).

    1. Abedecário dos Bichos
    2. ABC Procura-se
    3. O livro de uma letra só
    4. Um pomar de A a Z
    5. Alfabeto do Pino
  1.  17. Escreva 3: este jogo também foi elaborado pela nossa aluna Dani. Trata-se de cartinhas com desafios (escreva 3 cores, escreva 3 nomes de amigos, escreva 3 frutas…). Para deixar ainda mais desafiador, podemos utilizar o dado ou sortear as letras móveis. Assim, a criança teria que escrever tudo com a mesma letra inicial!

Gostou do conteúdo? 

Siga @clarissapereirapedagoga nas redes sociais. Lá, nós postamos conteúdos diários para deixar sua prática mais leve e doce.     

Abraço,
Professora Clarissa Pereira e Camila Oliveira      

(Texto redigido por Camila Oliveira e revisado por Clarissa Pereira) .

22 Comentários


  1. Bom dia, gostei muito do conteúdo e gostaria de saber qual é o mais indicado para iniciar alfabetização de crianças com 3 anos?
    Estou procurando orientação, ele ainda não vai a creche mas já demonstra um interesse enorme por aprender. Já conta do 1 ao 10 em português e inglês, pega livros para “ler”, já reconhece algas letras e brinca que sabe o nome de outras. Quero incentivar isso. Pode me orientar?
    Obrigada

    Responder

    1. Olá, tudo bem, Camila?

      Sugerimos que continue com a exploração de bons livros. Explorar bem essas questões, certamente irão desenvolver as habilidades dele.
      Abraço,
      Daiane #EquipeClarissaPereira

      Responder

  2. Boa noite lindeza, sou apaixonada pelo seu trabalho! Aprendo muito com você! Onde encontro o arquivo do livrinho “abecedário”, por gentileza?

    Responder

  3. Gostaria do livro do alfabeto para EJA. Não consegui encontrar .

    Responder

  4. Olá clarissa tudo bem? Estou com um aluno particular do 1° ano, que está com muita dificuldade na aprendizagem… Ele praticamente não participou das atividades do pré ano passado, por questões da pandemia… então ele assiste as aulas da escola dele on LINE e eu estou atendendo ele em casa. Mas na escola ele não está tendo condições de acompanhar pelo déficit do ano que passou… Ele não sabe o alfabeto, mas escreve o nome dele. Nem inscrevi no curso e estou ansiosa pois já vi vários vídeos seus e é o máximo!!! Obrigada por compartilhar com a gente esse teu trabalho maravilhoso ❤️ bjus!

    Responder

    1. Olá, Daniela, tudo bem?

      Que alegria ter você por aqui!
      Muito obrigada pelo carinho!
      Vai ser demais te receber no CAP. ❤️

      Abraços, Martha #EquipeClarissaPereira

      Responder

  5. amei as dicas, estou dando aula para os meus filhos nessa pandemia que as aulas estão remotas, o meu sonho e se pedagoga e estou aprendendo muito com vocês. muito obrigada

    Responder

    1. Olá, Alecksandra, tudo bem?

      Que bom que você gostou!

      Continue nos acompanhando que postamos conteúdos toda semana. 🙂

      Um abraço! Martha #EquipeClarissaPereira

      Responder

  6. Você está sendo muitíssimo importante p mim nesses tempos de pandemia.
    Agradeço por tudo. Seus materiais , oficinas e cursos são ótimos.
    Um abraço de sua amiga eterna.

    Responder

    1. Olá, Nilza, tudo bem?

      Que maravilha saber disso!

      Continue nos acompanhando que vem muito conteúdo bom por aí!

      Abraços, Martha #EquipeClarissaPereira

      Responder

  7. Olá Clarissa tudo bem, estou amando o curso, as vezes não dá pra assistir as aulas ao vivo, pois é hora que estou na escola, más sempre assisto todas várias vezes,e copio sempre suas dicas não tem como não gostar, até o momento ainda não participei de nenhuma formação assim cheia de detalhes importantes bem falado e com tantos testemunhos de superação, estou vivendo agora o meu momento de super -ação, beijos!

    Responder

Deixe um comentário para Nilza Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *