Tempo de leitura: 6 minutos
Outubro chegou e, com ele, as comemorações de um mês muito especial, tanto para as crianças como para os professores. Nas aulas presenciais, este é um período com muita festa, gincana, brincadeiras e comilanças. Normalmente, fazemos várias programações especiais, e os alunos aguardam ansiosamente pela “Semana da Criança”.
Neste ano, teremos comemorações diferentes. Não teremos abraços e beijos, e os sorrisos serão pela tela do computador (no caso das escolas que têm feito aulas síncronas ou gravadas) ou apenas na nossa imaginação (para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de se ver, mesmo que virtualmente). A boa notícia é que temos nos tornado especialistas em contornar as adversidades e “dar um jeito” da coisa acontecer.
O Dia das Crianças não poderia passar em branco, certo? Então, nós, da Equipe Clarissa Pereira, pedimos sugestões de atividades lúdicas para as alunas dos nossos cursos e elas colaboraram dando as ideias listadas abaixo. Pensem sempre no contexto de vocês e façam as adaptações necessárias, exercendo protagonismo docente!
- Receita: esta é uma boa hora de se aventurar na cozinha! Se for uma receita mais complexa ou que exija instrumentos de corte e fogo, a criança vai necessitar de um adulto. Dê preferências para receitas simples, que eles possam fazer com autonomia (sempre com supervisão, é claro).
- Cabana com lençol: os adultos podem montar uma cabana com cadeiras e lençol para que a criança possa ler um livro, assistir uma aula gravada/síncrona, brincar de algo que seja especial para ela…
- Cinema em casa: escolham um filme divertido, façam pipoca e deem boas gargalhadas!
- Show de talentos: os alunos podem enviar vídeos deles fazendo desenhos, declamando poemas, tocando instrumentos, cantando, atuando, ou qualquer outro talento que ele queira mostrar aos colegas!
- Festa do pijama, do cabelo maluco, do avesso: já pensou todos aparecerem na aula síncrona com alguma fantasia? Ou até enviarem fotos pelo whats? O motivo da fantasia pode ser variado. Eles vão amar!
- Palavra puxa palavra: essa é uma brincadeira muito simples, mas muito divertida. Já falamos dela aqui outras vezes. A professora pode começar mostrando na janelinha uma palavra, por exemplo, “rato” e o aluno deve dizer uma palavra que começa com a última sílaba da palavra dita pela profe. Poderia ser “tomate”. O próximo aluno, então, deveria dizer uma palavra que começasse com “te”. E assim por diante.
- Brinquedos com sucata: uma outra proposta é a confecção de brinquedos com sucata!
- Pintura: se sujar faz bem, né?! Então, bora propor uma pintura (em papel, no rosto…)
- Piquenique: uma das ideias que mais fazemos durante a Semana da Criança são os piqueniques ou os lanches coletivos. E por que não fazer virtualmente? Cada criança pode lanchar em frente à tela. Podem até escolher um ambiente diferente da casa para se sentar e dividir este momento.
- Oficinas virtuais: será que você, professora, tem algum amigo ou conhecido que tenha algum talento diferente para ensinar aos seus alunos? Vale música, origami, yoga…
- Direitos das crianças: é de praxe trabalhar com os direitos e deveres das crianças, tendo o Estatuto da Criança e do Adolescente como base. Esse é um bom período para refletir sobre o assunto.
- Confecção de jogos: ao invés de só mandar folhas com atividades estruturadas, que tal mandar uma folha com um jogo da memória, dominó, quebra-cabeças ou forca? Algo bem simples, que as crianças possam recortar e já brincar!
- Jogo “quem sou eu”: sabe aquele jogo bem engraçado, onde uma pessoa cola uma palavra na testa e os outros precisam dar dicas para que ele acerte a palavra? É este!
- Música: já falamos aqui inúmeras vezes sobre como as pessoas são movidas através da música! Uma sugestão bem bacana é trabalhar com a canção “Criança não trabalha” – Palavra Cantada.
- Brincadeiras a partir das obras de Ivan Cruz: este artista faz lindos registros de brincadeiras (bolha de sabão, pipa, dobradura…). As crianças poderiam brincar das ilustrações realizadas por ele e poderiam fazer releituras das brincadeiras atuais.
- Minhas memórias: os alunos podem realizar entrevistas com os adultos que os cercam, perguntando a respeito das suas memórias de infância e fazendo paralelos com a infância que vemos hoje em dia.
- Brincadeiras de antigamente x atuais: é bem provável que durante as conversas com os adultos apareçam nomes de brincadeiras que eram feitas no passado. Já pensou que bacana as crianças terem a oportunidade de brincarem com coisas do passado e os adultos com os jogos do presente? Seria um momento incrível de troca. Nesta proposta, dependemos da disposição dos responsáveis destes alunos.
- Exploração de emoções: a fim de dar voz à criança e aos seus sentimentos, poderíamos fazer registros de “o que deixa uma criança triste”, “o que deixa uma criança feliz”, “o que deixa uma criança braba”…
- Mímica: outra brincadeira bacana é a mímica! Nesta, a professora pode tanto fazer ao vivo quanto gravado.
- Estátua: que tal tirar os alunos da cadeira e fazer todo mundo se mexer? Botar a galera pra dançar e brincar de estátua é uma boa pedida para aulas síncronas!
- Morto e vivo: uma ideia bacana para mexer o esqueleto é o “morto vivo”. A professora vai dizendo as palavras e os alunos vão sendo eliminados, conforme forem errando. No fim, teremos o campeão virtual da brincadeira!
- Mensagem secreta/enigma: brincar de enigma é muito bacana e pode ser enviado em uma folha estruturada. A ideia de descobrir uma charada encanta as crianças!
- Hora do conto: escolher um bom livro e fazer uma hora do conto bem bacana, apenas por deleite, utilizando fantasias, fantoches, objetos… Uma sugestão deixada por nossas alunas foi a leitura “Se a criança governasse o mundo”.
- Envio de cartas: para as profes que estão distantes, escrever e enviar cartas personalizadas aos seus alunos é uma grande demonstração de carinho. Com certeza, eles ficarão muito felizes e enviarão respostas de encher o coração!
- Drive Thru: uma opção que tem sido bem cotada pelas escolas é a do drive thru. Neste sistema, as profes podem até entregar lembranças para as crianças, bater fotos e enxergar as expressões de sorrisos cobertos pelas máscaras através dos olhinhos apertados.
Gostou do conteúdo?
Siga @clarissapereirapedagoga nas redes sociais. Lá, nós postamos conteúdos diários para deixar sua prática mais leve e doce.
Abraço,
Professora Clarissa Pereira e Camila Oliveira
(Texto redigido por Camila Oliveira e revisado por Clarissa Pereira) .
Link permanente
Eu aprendo muuiito com vocês duas aí. Beijos ????
Link permanente
Olá, Márcia, tudo bem?
Obrigada pelo carinho.
Abraços, Daiane
#EquipeClarissaPereira
Link permanente
Tudo bem.é um prazer ser participante desse grupo.
Link permanente
Olá, tudo bem, Ana?
Obrigada pelo carinho.
Abraço, Daiane
#EquipeClarissaPereira
Link permanente
Obrigada por compartilhar, conosco, seu conhecimento!!
Link permanente
❤️❤️Obrigada pelo carinho, Andreia.
Daiane #EquipeClarissaPereira
Link permanente
Obrigada você por dividir seus conhecimentos,amei
Link permanente
Olá, Andreia?
Agradecemos o carinho.
Abraços, Daiane.
#EquipeClarissaPereira
Link permanente
Obrigado! Ótimas ideias!!????????
Link permanente
Olá, tudo bem?
Obrigada pelo retorno!
Abraços, Daiane
#EquipeClarissaPereira
Link permanente
Muito obrigada!!!
Link permanente
❤️❤️❤️
Link permanente
eu adorei, as atividades sugeridas.
muito obrigada, estou aprendendo muito!
Link permanente
Olá, Eliane?
Obrigada pelo retorno!❤️️
Somos gratos em colaborar.
Abraço,
Daiane #EquipeClarissaPereira
Link permanente
Link permanente
Oi, Dani!
Que demais!
Abraço,
Daiane Garcia
#EquipeClarissaPereira