52 dicas para professores e pais enfrentarem a quarentena!

Tempo de leitura: 4 minutos

É, fomos pegos de surpresa! Ninguém esperava por essa… Um vírus, isolamento social, quarentena! Tudo muito rápido. As escolas fechadas e nós, professores e pais, precisando se reinventar! Muitos professores foram solicitados para enviar atividades online e muitos pais estão com os filhos em casa. Hoje, nós queremos te ajudar a manter a calma (sim, vai ficar TUDO BEM) e te dar ideias PRÁTICAS de como passar por esse período.

Vamos lá! Prepare-se para boas 52 dicas para esse período!

Ferramentas úteis:

1) Google Classroom;

2) Formulários do Google para perguntas de múltipla escolha ou dissertativas (você pode fazer interpretações de texto, escrever palavras faltando letras, problemas matemáticos, cálculos… Use a criatividade!);

3) Grupos de Facebook (aqui você e os alunos podem compartilhar atividades, fotos, vídeos…);

4) Outras plataformas digitais (algumas escolas possuem suas próprias plataformas onde podem ser distribuídos os conteúdos);

5) Grave vídeos e áudios com o seu próprio celular. Deste jeito, você poderá explicar atividades e fazer desafios.

 

Aplicativos interessantes:

6) Elefante Letrado;

7) Silabando;

8) Formar palavras – Alfabetização;

9) Ler e contar;

10) 1ª 2ª SÉRIE: MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS;

11) Aplicativos/sites com passatempos, caça-palavras, sudoku e outros jogos digitais.

 

Para fazer sem internet:

12) Fazer placas para identificar as portas dos cômodos da casa;

13) Listar o que tem na casa que usamos para escrever/ler;

14) Ler um livro por prazer;

15) Revisar os cadernos;

16) Registrar o que fez nos três turnos em uma tabela;

17) Mandar links de histórias lidas no YouTube ou digitar as narrativas (sugestões de canais: Carol Levy, Fafá conta histórias, Varal de histórias, Palavra Cantada…);

18) Responder perguntas sobre a história (boa oportunidade para utilizar os formulários do Google!);

19) Desenhar um outro início, meio ou final para a história;

20) Fazer uma releitura da capa do livro;

21) Enviar a foto de um objeto (por exemplo, panela) e pedir que as crianças encontrem outros objetos na casa cujos nomes rimem com o enviado;

22) Fazer uma receita deliciosa e compartilhar a receita, cuidando com a estrutura do gênero (poste uma foto, mande um exemplo!);

23) Pensar em dobrar ou triplicar a receita, reescrevendo as novas quantidades;

24) Escrever uma mensagem para o seu aluno, com perguntas específicas, e solicitar o retorno;

25) Anotar os números que vê na casa, ordenar e escrever de onde tirou cada um deles;

26) Etiquetar objetos da casa;

27) Imaginar que algum idoso mora perto de você e escrever como você poderia ajudá-lo neste período de quarentena;

28) Fazer a experiência do detergente e do prato (veja o vídeo aqui);

29) Fazer um parágrafo contando o que você mais tem sentido falta da escola;

30) Construir um projeto de sucata (escolha algo que vocês estavam trabalhando!);

31) Pedir para que um adulto ensine uma brincadeira da sua época, registrar em foto e em texto;

32) Fazer uma linha do tempo da sua vida, com foto e legenda;

33) Fazer um cartaz de prevenção do coronavirus e pedir autorização para colar no elevador do prédio ou em algum lugar da casa;

34) Escrever todas as partes do corpo que você possui dois ou mais (olhos, pernas, dedos…);

35) Seriar e classificar de objetos (borrachas de cabelo, materiais escolares…);

36) Organizar a geladeira e a dispensa fazendo uma classificação (legumes, frutas, líquidos, secos…). Bater foto do antes e depois;

37) Organizar o armário de roupas, fazendo a mesma classificação e contabilizando as peças (aproveitar para separar para doação);

38) Fazer a relação de utensílios da casa: quantidade de garfos, facas, colheres, pratos, o que tem a mais ou a menos…;

39) Enviar números (como fichas) e propor que ordenem, joguem batalha dos números, escrevam por extenso, somem, diminuam, multipliquem, dividam – (pode ser feito a mesma coisa com as letras);

40) Criar problemas matemáticos com estes números enviados;

41) Resolver o problema do colega;

42) Pesquisar sobre algo do seu interesse (algum animal, artista, país…);

43) Entrevistar uma pessoa.

 

Para jogar:

44) Jogo da memória;

45) Leitura com a palavra na testa (coloca-se uma palavra na testa e se faz perguntas, até adivinhar o que está escrito);

46) Jogos de trilha (Banco Imobiliário, Jogo da Vida…);

47) Stop/Adedonha (sorteia-se uma letra para escrever nome, cor, cidade, objeto…);

48) Ratinho (deve-se fazer uma malha quadriculada de pontos. Cada jogador liga dois pontos. O objetivo é fechar o máximo de quadrados possíveis, e impedir que o outro jogador feche.);

49) Atividades de passatempo (cruzadinha, forca, caça-palavras);

50) Jogo de pontos e registro das rodadas e dos jogadores (vareta, Uno, dominó, Imagem e Ação…);

51) Nunca dez (para jogar é necessário dois dados e material dourado OU palitos. O jogador joga os dois dados, soma os pontos e pega o número de palitos ou de unidades. Aí é a vez do outro jogar. Toda vez que somar dez, deve-se trocar por uma dezena ou amarrar os palitos com um atilho. Veja este vídeo explicando como jogar.);

52) Elefante colorido (alguém chama: “Elefante colorido!” e a criança pergunta: “Que cor eu sou?”. Em seguida, a pessoa diz uma cor e a criança deve encontrar em algum objeto da casa).

Aproveite essas super dicas e inspire-se para fazer adaptações para a sua realidade!

Gostou do conteúdo? Então, curte e compartilha!

Abraço,

Clarissa e Camila

22 Comentários


  1. Parabéns pelo trabalho de vcs,é simplesmente maravilhoso fazer parte deste grupo????????????????????

    Responder

  2. Muito feliz por está fz parte desse grupo.
    Clarissa vc é formidável.
    Tenho certeza de que otd que eu aprender. Será muito satisfatório a minha pratica pedagógica.
    Uma vez que sou Pedagoga e Alfabetizadora.
    Parabéns a td equipe.

    Responder

    1. Olá, Luciney, tudo bem?

      Nós que estamos muito felizes por tantas pessoas estarem buscando se aperfeiçoar nas suas práticas. ????
      Continue nos acompanhando que sempre temos novidades aqui no site.

      Abraços, Martha #EquipeClarissaPereira

      Responder

  3. Estou adorando Mestra Clarissa. Agradeço o retorno e as contribuições. Enriquecedoras. Parabéns pelo belíssimo trabalho!

    Responder

  4. Amei as dicas de atividades para enviarmos aos nossos alunos para aproveitarem esse período em casa e não entrarem em pânico. Parabéns!

    Responder

  5. Boa noite, Clarissa!!!
    Está sendo muito proveitosa a Semana da Alfabetização.
    Obrigada pelas sugestões de atividades.
    Beijos

    Responder

  6. Agradeço imensamente a vc Clarissa por esse trabalho maravilhoso! De estar transmitindo atividades e dicas que vão transformar a nossa pratica de ensinar.

    Responder


  7. Parabéns a toda equipe pelas boas dicas que enriquece nossas práticas cotidianas. Muito Obrigada!!!

    Responder

  8. Olá, boa noite! Não imaginava que depois dos meus 50 anos, encontraria ânimo para estudar, buscar novas fontes que me fizessem sentir como no princípio dos meus estudos. Estive parada muitos anos, me dedicando à casa, esposo, 4 filhos e igreja. Não tenho arrependimento disto, mas quando resolvi recomeçar, foi realmente um recomeço, tudo novo. Quando fiz o primeiro concurso, passei em 12º lugar, mas não pude assumir, pois ainda não tinha concluído a faculdade.
    Como contratada, em tempo de pandemia, demissões…
    Estou em casa, fazendo artesanatos, aulas particulares e alfabetizando meu neto de 4 anos que fica comigo das 8h às 18h, quando minha filha o leva para casa depois do trabalho. Quero dizer com isto, muito obrigada por desenvolver um trabalho tão maravilhoso. Isto é granjear talentos. Que Deus abençoe a todos nesta missão maravilhosa.

    Obs.: Ainda não domino bem as ferramentas do facebook, mas devagar eu chego lá.

    Responder

Deixe um comentário para Clarissa Pereira Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *