Tempo de leitura: 3 minutos
Você sabe como avaliar seus alunos através de recursos didáticos? É preciso despertar para a compreensão de um processo avaliativo que seja, de fato, eficiente e criativo.
Para isso, nada melhor do que atividades pedagógicas para nos auxiliar nesse processo. Essas vivências nos possibilitam observar se a aprendizagem está, realmente, acontecendo.
Mas, antes de mais, é importante pensar o motivo pelo qual nós avaliamos. A resposta dessa pergunta é o que nos traz intencionalidade para entender a realidade das nossas turmas e da nossa escola.
A avaliação do processo de aprendizagem e assimilação do conteúdo, demanda planejamento dos educadores, intervenções com propósito claro e, finalmente, o desenvolvimento das habilidades que estiverem sendo desenvolvidas naquele período escolar.
E como saber as habilidades que precisam ser avaliadas? É simples, existem diversos documentos para nortear a vida do professor, como:
- Referencial Regional Curricular;
- Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC);
- Diretrizes da SUA instituição de ensino.
Portanto, é preciso alinhar as expectativas de aprendizagem para aquele ano, organizando uma rota capaz de trilhar o melhor caminho rumo às competências esperadas para aquele momento educacional.
Importante, também, chamar a atenção para uma avaliação que seja processual e diagnóstica. Ou seja, a realização de um processo avaliativo precisa compor um perfil individual e coletivo da turma, com a adoção de metas e através de um plano de ação e da coleta de materiais e dados frequentes.
Uma boa forma de registrar essas informações é através de tabelas e gráficos de acompanhamento. Elas são um mecanismo potente para nos demonstrar quais os tipos de avaliação que mais funcionam com as nossas turmas e nos trazem subsídios para realizar comparações no decorrer do período letivo. Vejamos alguns exemplos:
Fonte: Illuminare Ateliê Didático
Fonte: Illuminare Ateliê Didático
Assim, fica muito mais fácil monitorar e acompanhar o avanço dos seus alunos.
Dito isso, utilizamos 3 etapas para transformar os recursos didáticos em poderosos métodos avaliativos:
Etapa 1: elencar as habilidades que serão avaliadas para identificação da melhor atividade de avaliação;
Etapa 2: pensar na organização do grupo que será avaliado e adotar um cronograma com as ações que serão necessárias;
Etapa 3: planejar o registro das observações e análise do desempenho do estudante (sistematização do feito).
Para que você possa entender, na prática, como isso é feito, seguem 2 atividades pedagógicas que podem (e devem) ser usadas para nesse processo de ensino-aprendizagem.
1.MONTA PALAVRAS
O objetivo do Monta Palavras é observar se o estudante consegue se organizar e ordenar as sílabas para que seja possível formar os termos correspondentes.
Fonte: Illuminare Ateliê Didático
2.Batalha de Palavras
É recomendável utilizar a Batalha de Palavras como uma atividade coletiva que traga, ao final, uma sistematização do conhecimento dos alunos.
Fonte: Illuminare Ateliê Didático
Como mencionado anteriormente, a avaliação precisa acontecer de forma contínua, no decorrer do ano letivo. Por isso, todas as propostas apresentadas aqui têm como finalidade nos convidar a pensar sobre como podemos usar os recursos que temos à nossa disposição (folhas estruturadas, sites, brincadeiras etc.), da melhor maneira possível, sempre com a intencionalidade e a especificidade necessárias para privilegiar a nossa realidade, uma vez que as ferramentas adequadas podem ser instrumentos facilitadores capazes de estimular e enriquecer o contexto escolar e o desempenho do aluno.
Por fim, se esse conteúdo fez sentido para você e você se interessa por ideias práticas do assunto, clique aqui e conheça o RAP – Recursos e Atividades na Prática.
Gostou? Então, curte e compartilha!
Siga @clarissapereirapedagoga nas redes sociais. Lá nós damos dicas todos os dias para deixar a sua prática de sala de aula mais leve e doce.
Grande abraço,
Iara Rodrigues
(Texto redigido por Iara Rodrigues e revisado por Daiane Garcia).