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Trabalhar com um bom planejamento deveria ser um requisito básico para qualquer professora. Infelizmente, nem sempre é o que acontece.
Dentre outras coisas, o planejamento esclarece o objetivo, o que exatamente será ensinado, a metodologia que será utilizada e a forma de se avaliar e analisar a assimilação dos alunos.
Toda alfabetização começa com um bom planejamento, certo? Mas, como planejar? Ou ainda, qual a forma mais eficiente de fazer esse tal planejamento?
1º PILAR) SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – para poder se apropriar desse sistema, o aluno precisará aprender como ele funciona. Entretanto, o professor precisa ter sensibilidade para assimilar que a compreensão desse universo se dá em etapas (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).
2º PILAR) COMO SE APRENDE A ESCREVER – observe-se que aprender a escrever não é algo estanque, pelo contrário, é um processo que envolve, fundamentalmente, o contato com práticas sociais. As várias informações recebidas no dia a dia influenciam, sobremaneira, o processo de alfabetização.
3º PILAR) CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA – habilidade metalinguística abrangente, que engloba as habilidades de consciência lexical, de rimas e aliterações, silábica e fonêmica. A consciência fonológica implica uma reflexão da fala, bem como a identificação e a manipulação de unidades da linguagem oral, como palavras, sílabas e fonemas, para que se tornem um objeto de atenção consciente.
4º PILAR) COMO SE APRENDE A LER – está intimamente ligado aos pilares anteriores. Aprender a ler é resultado de um trajeto que inclui uma série de diversos momentos de aprendizado. Geralmente, inicia-se aprendendo formas, nomes e sons. Sendo, as primeiras letras aprendidas, tipicamente, as que formam os nomes de cada estudante.
5º PILAR) PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA – apenas na prática é que o aluno vai ter a oportunidade de vivenciar as suas experiências e demonstrar o conhecimento adquirido em seu processo de formação.
6º PILAR) RESPEITO ÀS DIFERENÇAS DE APRENDIZAGEM – parece simples, mas no ciclo de alfabetização, essa percepção das diferenças tem um grande impacto no processo de construção de identidades e na perspectiva de reconhecimento do outro.
7º PILAR) PLANEJAMENTO propriamente dito – deve englobar e integrar cada um dos pilares acima mencionados. Em decorrência disso, não pode faltar em um bom planejamento na alfabetização: o domínio dos pilares anteriores, a escolha de um disparador/de uma motivação dessa preparação (por exemplo: um texto ou um livro) e a confecção de um banco de palavras (seja cartaz, caderno etc.).
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Abraços!
Iara Rodrigues
(Texto redigido por Iara Rodrigues e revisado por Camila Oliveira).