Tempo de leitura: 3 minutos
Que atire a primeira pedra a professora que, em algum momento, nunca se sentiu sem ideias para a criação de boas atividades para os seus alunos. Pensando nisso, no artigo de hoje trazemos o processo criativo de uma educação protagonista, com a sugestão de como criar boas atividades de matemática para as suas turmas, partindo de ideias simples e práticas, mas extremamente ricas e eficientes para o aprendizado.
1. Material Dourado
Essa é uma atividade coringa que pode ser realizada de infinitas formas: construção de números, cálculo das quatro operações, avaliação diagnóstica…
Nada melhor do que um material com o potencial de trazer infinitas intervenções e sugestões de atividades.
No final das contas, não são apenas os recursos que se tornam coringas na nossa prática diária, mas nós mesmas que nos tornamos cada dia mais versáteis… não é mesmo?
2. Desmanchador
Fonte: Prof. Darlene (aluna CAP)
O desmanchador é uma atividade que objetiva explicar como determinado número é formado e quais são as suas possibilidades de origem. Nesse sentido, fica ainda mais potente se combinado com a Escala Cuisinaire para ilustrar a forma como os algarismos são formados e ensinando a habilidade de composições aditivas.
A ideia é deixar claro que um número não surge do acaso, mas que ele é construído!
3. Batalha Numeral Bolinhas
A batalha numeral bolinhas tem o objetivo de explorar as relações entre algarismo e quantidades de forma bem lúdica.
A ideia é que cada aluno escolha uma carta e seja capaz de identificar qual numeral representa o número de bolinhas presentes em sua carta. Vence aquele que jogar o maior número. Eles adoram!
Fonte: Prof. Darlene (aluna CAP)
4. Cores e Valores
Fonte: Prof. Darlene (aluna CAP)
Essa é uma brincadeira bem simples, mas superinteressante para trabalhar o conceito de unidades e associações.
Cada criança recebe uma figura diferente e elas precisam, a partir dos valores que cada cor representa, identificar a grandeza correspondente.
5. Jogo do aumenta
Fonte: Prof. Darlene (aluna CAP)
Cada algarismo representa determinada quantidade e essas quantidades são denominadas de unidades. Mas, como trabalhar a manipulação desses conceitos com as nossas turmas?
Pois bem, basta que cada estudante tenha uma cartela como a da imagem acima e dois dados: um de quantidade para o número de elementos e outro de números para a quantidade de potinhos.
Cada aluno deve jogar ambos os dados simultaneamente para trabalhar, de acordo com a intencionalidade pedagógica, a multiplicação ou a ideia de soma reiterada.
Durante as jogadas, a professora faz as medições necessárias e, depois, procede-se ao registro.
Que tal? Você já tinha utilizado algum desses recursos antes? Eles são poderosos e reforçam e aceleram o aprendizado da criança.
Com essas dicas, você vai conseguir criar um plano de aula muito mais atraente para os seus alunos. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário!
Ah, e se esse conteúdo fez sentido para você e você se interessa pelo assunto, clique aqui e conheça o MAP – Matemática na Prática.
Gostou? Então, curte e compartilha!
Siga @clarissapereirapedagoga nas redes sociais. Lá nós damos dicas todos os dias para deixar a sua prática de sala de aula mais leve e doce.
Grande abraço,
Iara Rodrigues
(Texto redigido por Iara Rodrigues e revisado por Daiane Garcia).
Link permanente
Nossa! São muito boas as dicas!
Vocês são D+ !!!
Link permanente
Oi, Elisabete!
Ficamos muito felizes pelo seu retorno!!❤️
Abraço,
Daiane Garcia
#EquipeClarissaPereira
Link permanente
Valeu as dicas
Link permanente
Oi, Elineide!
Nós que agradecemos seu interesse!💙
Abraço,
Daiane #EquipeClarissaPereira
Link permanente
Amei as dicas vcs são de mais
Link permanente
Boa noite! São muito boas as sugestões das atividades.
Link permanente
Obrigada, Fafá!💙
Abraços,
Daniele
Equipe EP
Link permanente
Bom dia amei as dicas das atividades
Link permanente
Oi, Elielza!
Amamos saber!!
Continue conosco!
Dai
EquipeEP