30 Materiais para ensinar Matemática

Tempo de leitura: 5 minutos

Com frequência nós falamos sobre a importância dos materiais concretos para o ensino da matemática. Estes materiais podem ser tanto os estruturados, para intervenções em habilidades de domínio específico da matemática, como recursos confeccionados (pela professora e pelos alunos) com o intuito de realizar intervenções potentes nesta área do ensino/aprendizagem. 

Os materiais concretos são fundamentais porque possibilitam a visualização e manipulação, que proporcionam vivência, experiência e ludiciadade. Além disso, o recurso possibilita a criação de referências (o quilo, o metro, o litro…), auxiliando para uma posterior generalização de informações. 

Que materiais, então, são importantes de ter em sala de aula, a fim de potencializar a aprendizagem dos alunos? 

Tudo vai depender da sua INTENCIONALIDADE! Que objetivo você deseja atingir com seus alunos? É a partir deste pensamento que você irá refletir sobre o recurso que deve ser usado! Além do objetivo a ser atingido, deve-se considerar a faixa etária e o desenvolvimento das crianças, pensando em um material que seja adequado para o seu contexto. 

Lembre-se que os materiais que serão listados aqui não são todos necessários adquirir. O maior e melhor recurso que existe na sala de aula é a boa intervenção do professor! 

 

Materiais estruturados para trabalhar matemática: 

  1. Material Dourado: meu preferido, sem sombra de dúvidas! Perfeito para trabalhar com Sistema de Numeração Decimal, valor posicional e quatro operações. Para ideias de como trabalhar com este material, clique aqui! 

2. Ábaco: temos uma live onde falamos só sobre o ábaco. É um material estruturado que pode ser usado com a mesma função do material dourado. 

3. Escala Cuisenaire: este é um recurso pouco conhecido, mas muito bacana para intervir em composições aditivas, comparações e magnitudes, estimulando a flexibilidade cognitiva. Conheça aqui este material! 

4. Geoplano: perfeito para trabalhar com geometria, perímetro, área e até mesmo tabuada!

5.Fichas escalonadas: ideal para compor e decompor números. Baixe o arquivo gratuitamente clicando neste link!

6. Tabela de Pitágoras: é um recurso bem simples que vai auxiliar os seus alunos a memorizarem a tabuada. Baixe aqui uma tabela para você!

7. Quadro numérico: trata-se de um quadro com os números organizados em uma espécie de tabela, que vai do 0 ao 9 (ou do 1 ao 10). 

8. Quadro Valor Lugar: este quadro ajuda na aprendizagem do valor posicional dos números. Trata-se de um quadro dividido em unidades, dezenas, centenas, unidade de milhar, dezena de milhar, centena de milhar… Até a ordem que estiver sendo trabalhada com a sua turma. 

 

Materiais não estruturados: 

9. Cartazes com números e quantidades: cartazes são importantes na sala – considere colocar o algarismo, o nome por extenso e a quantidade. 

10. Calendário: exploração de dias, semanas, meses, anos, ontem, hoje, clima/tempo, datas importantes, “quantos dias faltam para…”.

11. Balança: ideal para explorar as ideias de massa. 

12. Trena, régua, fita métrica: perfeito para trabalhar com as medidas de comprimento. Assista esta live e pegue muitas ideias bacanas! 

13. Relógio: confeccione algum relógio com ponteiros móveis para que os alunos possam movimentar. 

14. Dados: mil e uma funções! Amamos os dados! 

15. Materiais de contagem: tampinhas, palitos, sementes… 

16. Livros de literatura: muitos livros possuem contextos bacanas para trabalhar com matemática! Os livros de recordes, A visão do pavão, Números primos, Inventando números, dentre outros livros podem ser adquiridos aqui com cupom de desconto (PEDAG202001CP). 

17. Máquina de somar: confeccionamos a nossa e amamos! 

18. Números móveis: podemos jogar com batalha dos números, maior/menor, cálculos mentais… 

19. Janelinha: conhece a janelinha de leitura? Pois você pode adaptá-la, utilizando para trabalhar com ditados de números e correção de cálculos! 

20. Reta numérica: ideal para trabalhar com adição e subtração. 

21. Caixinha de charadas/quantidades: trata-se de caixinhas de fósforo com charadinhas matemáticas dentro. Você pode adaptar as charadas conforme o conteúdo que seus alunos estiverem trabalhando. 

22. Encartes de supermercado: fazer atividades com compra e venda com números reais? Nada melhor do que encartes de mercado! 

23. Dinheiro: os dinheirinhos podem ser comprados em bazares e até vem em livros didáticos! As crianças adoram manipular e brincar de compra e venda com as notas e moedas fictícias! Assista uma super live sobre sistema monetário clicando aqui. 

24. Total: trata-se de um jogo muito bacana. Escolhemos um número, por exemplo, “total 8” e as crianças precisam encontrar o máximo de cálculos que chegam neste resultado. 

25. Problemoteca: você pode pensar em como será a sua. Nós idealizamos uma caixa de sapato cheias de problemas matemáticos que as crianças pegam para responder. 

 

Jogos: 

26. Uno: além da brincadeira original, estamos explorando as ideias de classificação, seriação e cálculos mentais. 

27. Memória: podemos fazer das mais diversas formas – número e quantidade, algarismo e número por extenso, cálculo e resultado… 

28. Dominó: assim como a memória, podemos abusar da criatividade! 

29. Varetas: ótimo jogo para trabalhar com o conceito de abstração. 

30. Boliche: muito bacana para trabalhar com a pontuação, cálculos mentais, sequência numérica… 

Gostou do conteúdo? Então, curte e compartilha!   

Assista a esta live completa clicando aqui! E se você deseja saber ainda mais sobre como ensinar matemática saindo de um fazer docente pautado em “decoreba”, te convido a fazer parte do MAP, o Matemática na Prática! Clique aqui para saber mais!

Siga @clarissapereirapedagoga nas redes sociais. Lá nós damos dicas todos os dias para deixar a sua prática de sala de aula mais leve e doce.   

Abraço,   

Professora Camila

8 Comentários


  1. Boa noite!
    Não estou conseguindo baixar a Tabela de Pitágoras…
    Vcs podem me ajudar, por favor?
    Obrigada, Fernanda de Brasília

    Responder

      1. Parabéns!Excelente trabalho. Contribuição valiosa para nós professores. Obrigada.

        Responder

  2. Ótimas ideias, às vezes, na correria do dia a dia, para dar conta do currículo, acabamos esquecendo que, a ludicidade, é uma ferramenta de sistematização, muito importante.

    Responder

  3. Boa noite, to igual crianças, lendo tudo sobre prof, encontrei vcs, foi maravilhoso, gratidão.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *