Perguntas e respostas – parte I

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas pessoas deixam perguntas nas minhas redes sociais e eu adoro responder vocês. Mas, como muitas delas se repetem, resolvi escrever aqui as respostas de algumas. Esse post será dividido em duas partes! A continuação é na semana que vem!

Vamos lá?

Como iniciar o desenvolvimento da consciência fonológica na Educação Infantil?

A consciência fonológica é a manipulação consciente dos sons da nossa língua (consciência lexical, silábica, fonêmica, rimas e aliterações…). Trabalhar, através da oralidade, com rimas, contos, parlendas e músicas, é super bacana. As atividades podem ser bem lúdicas (trabalhar com os “pedaços das palavras” pulando, batendo palmas…), mas sempre devem ter objetivo e intencionalidade. Quer saber mais sobre consciência fonológica? Clique aqui e assista ao vídeo!

 

O que trabalhar em alfabetização durante a Educação Infantil?

Temos que ter cuidado! Dá uma olhadinha neste vídeo aqui. Acho interessante trabalharmos com eventos de letramento, muita contação de histórias, consciência fonológica, apresentação das letras e sons. A Base pode ajudar a pensar também um pouquinho mais sobre isso!

 

É errado uma criança de 4 anos escrever seu próprio nome?

Normalmente, uma criança dessa idade está fazendo uma leitura logográfica do seu nome, e o reproduz por meio de cópia. Não, necessariamente, ela faz relações entre fonema e grafema. Na minha opinião, não tem problema algum.

 

Como trabalhar com ensino diversificado?

O ensino diversificado não se resume a pautar a nossa prática nos diferentes níveis de escrita, pois ALFABETIZAR não se resume aos diferentes níveis psicogenéticos. O trabalho diferenciado vai sempre existir, independente do ano escolar, pois sempre temos turmas heterogêneas, com vários ritmos de trabalho, inclusões e necessidades múltiplas. É bem improvável que consigamos fazer atividades diferentes durante todo o período que ficamos com as crianças. Uma boa estratégia é utilizar as mesma atividade, mas com intervenções diferentes. Em outros momentos, podemos separá-los por semelhanças e dificuldades. Tudo vai depender do contexto da turma.

 

O que priorizar no primeiro trimestre para uma turma de 2º ano?

Tudo depende muito do currículo da escola (que deve ser pautado pelos documentos do nosso país). A Base nos instrui a trabalhar com a consolidação da alfabetização, intensificando a fluência leitora, produção textual, compreensão e ortografia. O ideal, seria trabalhar com as regularidades ortográficas* (para saber quais são, clique aqui) e trabalhar com gêneros textuais específicos (apresentação, estudo sobre a funcionalidade do texto, produções coletivas e individuais). Porém, muitas realidades nos levam a voltar para um trabalho bem inicial de aprendizagem da leitura e da escrita.

* O livro “Sistema de escrita alfabética”, do Artur Gomes de Morais, apresenta certinho isso!

 

Como devo iniciar o ano letivo?

A primeira coisa, e mais importante durante os primeiros dias, é fazer sondagens, perceber onde esses alunos estão. A partir daí, poderemos entender nosso contexto de turma e planejar com mais eficiência o nosso trabalho, pensando em um ensino global daqueles alunos, mas também das necessidades individuais. No início do ano, damos prioridade para o trabalho com vogais (relações diretas) e palavras estáveis.

 

Como ajudar alunos com TDAH?

Olha esse vídeo com seis dicas aqui!

 

O que é necessário para começar um trabalho como Amiga Pedagógica Qualificada?

Esse termo de Amiga Pedagógica Qualificada é utilizado pela Sônia Moojen. A tutora ou APQ faz um trabalho de rotina, organização do material e ambiente, ensino de estratégias de estudo, mediação entre a escola, família e outros profissionais… Já o professor particular, atente o aluno por um curto período, como um reforço bem específico, apenas de conteúdo. O que é necessário para ser uma tutora, é ter formação em uma graduação da área (Pedagogia, Psicopedagogia…) e estudar muito sobre o desenvolvimento da criança!

 

O que falar em uma reunião de pais?

De maneira geral, é importante falar sobre as regras gerais da escola, quais são as atribuições da instituição e quais são da família. Também é um espaço para deixar os pais conhecerem a professora e saberem o que seus filhos vão aprender, quais conhecimentos serão trabalhados durante aquele ano, criando uma parceria bacana entre professor e família.

 

Quais os livros que você já leu? Tem uma lista deles?

Sim!! Tem aqui!!

 

O que achou da pasta de alfabetização do novo Governo e da indicação do Carlos Nadalim?

Sobre a criação da pasta para alfabetização: ALEGRIA! Sobre a indicação do Carlos Nadalim, mais tarde nos pronunciaremos melhor aqui pelo site. Não concordamos com a sua postura de se dedicar apenas ao método fônico, pois acreditamos nos eventos de letramento e no conceito de que estar alfabetizado compreende fluência leitora e compreensão. Por enquanto, vamos acompanhar o trabalho dele e as decisões que ele for tomar, a fim de nos posicionarmos melhor! Torcemos para que tudo dê certo!

 

Como fazer para se inscrever nos seus cursos?

As vagas para o CAP (Curso de Alfabetização na Prática) abrem, normalmente, durante a Semana da Alfabetização! Fique atenta, a nossa próxima edição já vai logo começar!

 

Se você quer saber essas respostas na íntegra, assista ao vídeo clicando aqui!

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Aproveita para me seguir nas redes sociais, pois através delas eu dou dicas diárias para deixar a tua prática em sala de aula mais leve e doce! 

Um Abraço, 

Professora Clarissa Pereira

2 Comentários


    1. Olá, Débora, tudo bem?

      Que alegria saber disso!
      Semanalmente temos novidades aqui no site, continue nos acompanhando! ????

      Abraços, Martha #EquipeClarissaPereira

      Responder

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