10 propostas criativas para lição de casa

10 propostas criativas para lição de casa

Tempo de leitura: 6 minutos

Lição de casa, tema de casa, para casa, tarefa… Muitas são as nomenclaturas dadas o mesmo termo: o dever dado ao aluno para ser feito em sua casa.

É importante compreendermos a importância da lição de casa, pois ela possui finalidades pedagógicas cruciais para o desenvolvimento das crianças.

É através dela que elas adquirem noções básicas de responsabilidade e autonomia, além de incentivar o hábito do estudo.

Por isso, a professora protagonista precisa de práticas criativas que vão além da tradicional folhinha, trazendo novos sentidos e despertando o interesse dos seus estudantes.

Mas, quais são os objetivos da lição de casa?

Podemos listar, basicamente, quatro grandes propósitos:

  1. Retomar e sistematizar as habilidades desenvolvidas em aula de forma mais autônoma em casa;
  2. Direcionar e desenvolver o hábito do estudo diário, organização e responsabilidade;
  3. Valorizar o conhecimento prévio e estudo das crianças;
  4. Promover momentos do aluno com a família.

Qualquer que seja a estratégia utilizada, a professora precisa compreender a realidade e o contexto em que suas turmas estão inseridas para saber quais intervenções serão importantes para que seja possível atingir os objetivos citados.

Nesse sentido, trazemos 10 sugestões de atividades que podem ser utilizadas por você hoje mesmo! Vamos lá?

1. Trava-língua

“A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a Rã arranha a aranha”.

O gênero textual trava-língua amplia o repertório do estudante, aumenta a consciência leitora, destrava a leitura, melhora a dicção, postura da voz, entonação… Além de ser divertido, desafiador, motivador e extremamente lúdico.

Vale ressaltar que a lição de casa não começa e termina em casa. Há uma continuidade em sala de aula, não pode ser um exercício isolado que acaba esquecido.

2. Leitura de Mundo

Nessa atividade, os alunos devem preparar uma leitura de mundo para apresentar aos seus colegas! Pode ser uma entrevista, uma reportagem, ou qualquer outra coisa que traga notícias do mundo exterior.

Se a professora puder guiar as fontes em que eles farão essa pesquisa, melhor ainda.

Por exemplo, o site www.jornaljoca.com.br, um jornal exclusivo para jovens e crianças no Brasil.

Através dessa lição, os estudantes aprender a ter uma leitura mais crítica, adquirem habilidades de pesquisa, trazem um olhar mais direcionado e conciso, pois, após a seleção, o assunto deve ser apresentado em sala de aula.

3. Leitura com a professora

Proposta na qual a professora grava um vídeo ou áudio de uma história e disponibiliza par aos alunos verem/ouvirem quando estiverem em casa.

É um recurso bem legal, para poder explorar capítulos de livros com a turma à distância. Entretanto, vale avaliar se faz sentido para a sua realidade também.

 4. Fábrica de Histórias

Recurso muito potente que funciona da seguinte forma: a professora seleciona algumas categorias de fichas que representam determinados elementos que compõem uma história (herói, vilão, arma secreta, cenário etc.) e sorteia entre os alunos ou turmas.

As categorias sorteadas são anotadas e servirão de parâmetro para que os estudantes possam criar uma história em casa. É interessante notar que, mesmo quando os elementos sorteados são iguais para todos, todas as histórias são cheias de particularidades e nunca se repetem.

5. Experiências

Sugere-se uma experiência para ser feita em casa e, em seguida, ser elaborado um diário de observação daquele experimento. Demanda uma observação diária e uma escrita significativa daquilo que está sendo analisado e que será compartilhado em sala de aula.

6. Jogos pedagógicos físicos

Por que não levar um jogo para a lição de casa? Eles enriquecem a interação com a família e faz do momento de aprendizagem um espaço para brincadeira com intencionalidade. Por exemplo, criar um jogo de tabuleiro, no qual as próprias crianças deverão escrever as regras e explicar para família a forma correta de jogar.

7. Jogos pedagógicos online

Hoje, inúmeras são as plataformas virtuais que possibilitam a criação de jogos pela própria professora. Como sugestão, que tal testar o Wordwall? Basta clicar aqui.

 8. Gêneros textuais

8.1.) Entrevista

Que tal explorar os gêneros textuais nas lições de casa? Para isso, nada melhor do que pedir aos alunos que façam uma entrevista com alguém do seu círculo familiar. Claro que, para isso, o professor deve explorar as perguntas com a turma anteriormente.

8.2.) Propaganda

A propaganda também é uma outra excelente sugestão de atividade. Trabalha a linguagem e a persuasão das turmas. Como exemplo, peça aos alunos que criem uma propaganda de algum livro já lido por eles, com o objetivo de também despertar o interesse dos seus colegas por essa obra literária.

8.3.) Sinopse

Que tal pedir às crianças que assistam a um filme com a família e, depois, escrevam uma sinopse sobre o vídeo que escolheram? Você vai se surpreender com a capacidade que eles possuem de contar a história com as suas próprias palavras! E, claro, não se esqueça de pedir para que não contem o final.

8.4.) Receita

Dependendo da sua intencionalidade, também é interessante fazer a leitura de uma determinada receita com as suas turmas e pedir para que tentem reproduzi-la em casa, presenteando os pais com o resultado final da sua experiência culinária.

9. Pesquisa

A pesquisa também possui uma relevante função pedagógica e pode ser explorada de acordo com a realidade que está sendo vivida. Por exemplo, em época de Olimpíadas, vale a pena fazer uma busca e pedir para que escrevam sobre algum dos países envolvidos.

10. Arte

Transforme seus alunos em artistas através dessa atividade. Escolha um tema e peça que reproduzam em uma tela. Não se trata de uma simples manifestação artística, mas pressupõe vários conhecimentos prévios para que sejam utilizadas as técnicas e os desenhos adequados.

 

Essas 10 sugestões de atividades podem ser feitas em qualquer ano escolar, de acordo com as intervenções pertinentes e a intencionalidade da professora, lembrando que, quando bem explorada, tendem a aumentar o desempenho das suas turmas e ensinar as crianças a construírem uma sólida relação de responsabilidade e autonomia.

 

Se esse conteúdo fez sentido para você e você se interessa por ideias práticas do assunto, clique aqui e conheça o RAP – Recursos e Atividades na Prática.

Gostou? Então, curte e compartilha!

Siga @clarissapereirapedagoga nas redes sociais. Lá nós damos dicas todos os dias para deixar a sua prática de sala de aula mais leve e doce.

Grande abraço,

Iara Rodrigues

(Texto redigido por Iara Rodrigues e revisado por Daiane Garcia).

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *