Atividades de compreensão leitora

Atividades de compreensão leitora

Tempo de leitura: 2 minutos

Um leitor que possui uma decodificação fluente poderá compreender um texto com mais eficiência; isso porque irá ocupar menos espaço na memória de trabalho tentando ler as palavras e poderá gastar mais energia com a interpretação do texto. Porém, a habilidade de compreensão leitora pode (e deve!) ser trabalhada antes mesmo que as crianças possam ler e escrever.

A partir do livro “O Trem da Amizade”, vamos conversar sobre ideias para trabalhar com compreensão, da Educação Infantil aos Anos Iniciais. Use a sua criatividade para fazer estas ideias com o livro que você estiver trabalhando!

Motivação prévia: a motivação não deve ser maior do que o tempo de leitura do livro!

  • Exploração da capa;
  • Exploração do título;
  • Músicas;
  • Inferências;
  • Jogos (quebra-cabeças da capa do livro).

Leitura do livro

  • Leitura oral realizada pela professora (leitura modelo);
  • Mostra do livro;
  • Outros recursos para a leitura (fantoches, slides…).

Perguntas após a leitura

  • Investir, principalmente, em perguntas inteligentes (as implícitas!);
  • Não ater-se somente à história, mas também a outras questões envolvidas (no caso do livro do Trem da Amizade, pode-se conversar sobre este meio de transporte, cidades que ainda usam, quais transportes utilizamos hoje…).

Registros

  • As propostas podem ser várias: reconto da história, trechos específicos, parte mais interessante, “como era tal personagem/objeto”, inventar um final, modificar alguma parte, colocar-se na história, dar as ideias em parágrafos bagunçados para os alunos organizarem…;
  • Construção de recursos baseados no livro (confecção de um trem);
  • Pesquisas (pode ser de lição de casa, sobre algum conceito trabalhado, como aquelas perguntas e curiosidades sobre os trens, por exemplo. Isso amplia os conhecimentos!);
  • Na Educação Infantil, pode-se trabalhar a compreensão no nível oral ou também em registros por meio de desenhos;
  • Nos Anos Iniciais, pode-se trabalhar com oralidade e registro tanto por meio de desenhos, como por meio de textos e respostas de perguntas;
      • Os textos podem ser escritos coletivamente, em duplas, grupos ou de forma individual;
      • As produções podem ser apresentadas para a turma e expostas na sala ou corredores.

Contato com o texto

  • Entregamos o texto do livro para as crianças;
  • As crianças podem ler em voz alta, trabalhar com oralidade, postura, voz, entonação da leitura;
  • Marcar parágrafos, letras maiúsculas, pontuações;
  • Numerar parágrafos ou linhas.

CUIDADO! Isso tudo não vai acontecer em apenas UM dia. Este é um trabalho para ser desenvolvido aos poucos, em vários momentos diferentes!

As propostas devem ser pensadas e ajustadas conforme CADA faixa etária e a necessidade de CADA turma!

Quer baixar estas ideias? Acesse aqui!

Se gostou do conteúdo e quer assistir esta LIVE na íntegra, clique aqui!

Curte e compartilha esse artigo!

Um abraço,

Camila Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *