Tempo de leitura: 2 minutos
Um leitor que possui uma decodificação fluente poderá compreender um texto com mais eficiência; isso porque irá ocupar menos espaço na memória de trabalho tentando ler as palavras e poderá gastar mais energia com a interpretação do texto. Porém, a habilidade de compreensão leitora pode (e deve!) ser trabalhada antes mesmo que as crianças possam ler e escrever.
A partir do livro “O Trem da Amizade”, vamos conversar sobre ideias para trabalhar com compreensão, da Educação Infantil aos Anos Iniciais. Use a sua criatividade para fazer estas ideias com o livro que você estiver trabalhando!
Motivação prévia: a motivação não deve ser maior do que o tempo de leitura do livro!
- Exploração da capa;
- Exploração do título;
- Músicas;
- Inferências;
- Jogos (quebra-cabeças da capa do livro).
Leitura do livro
- Leitura oral realizada pela professora (leitura modelo);
- Mostra do livro;
- Outros recursos para a leitura (fantoches, slides…).
Perguntas após a leitura
- Investir, principalmente, em perguntas inteligentes (as implícitas!);
- Não ater-se somente à história, mas também a outras questões envolvidas (no caso do livro do Trem da Amizade, pode-se conversar sobre este meio de transporte, cidades que ainda usam, quais transportes utilizamos hoje…).
Registros
- As propostas podem ser várias: reconto da história, trechos específicos, parte mais interessante, “como era tal personagem/objeto”, inventar um final, modificar alguma parte, colocar-se na história, dar as ideias em parágrafos bagunçados para os alunos organizarem…;
- Construção de recursos baseados no livro (confecção de um trem);
- Pesquisas (pode ser de lição de casa, sobre algum conceito trabalhado, como aquelas perguntas e curiosidades sobre os trens, por exemplo. Isso amplia os conhecimentos!);
- Na Educação Infantil, pode-se trabalhar a compreensão no nível oral ou também em registros por meio de desenhos;
- Nos Anos Iniciais, pode-se trabalhar com oralidade e registro tanto por meio de desenhos, como por meio de textos e respostas de perguntas;
-
- Os textos podem ser escritos coletivamente, em duplas, grupos ou de forma individual;
- As produções podem ser apresentadas para a turma e expostas na sala ou corredores.
-
Contato com o texto
- Entregamos o texto do livro para as crianças;
- As crianças podem ler em voz alta, trabalhar com oralidade, postura, voz, entonação da leitura;
- Marcar parágrafos, letras maiúsculas, pontuações;
- Numerar parágrafos ou linhas.
CUIDADO! Isso tudo não vai acontecer em apenas UM dia. Este é um trabalho para ser desenvolvido aos poucos, em vários momentos diferentes!
As propostas devem ser pensadas e ajustadas conforme CADA faixa etária e a necessidade de CADA turma!
Quer baixar estas ideias? Acesse aqui!
Se gostou do conteúdo e quer assistir esta LIVE na íntegra, clique aqui!
Curte e compartilha esse artigo!
Um abraço,
Camila Oliveira