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No artigo de hoje, vamos conversar sobre qual a melhor maneira de planejar as aulas particulares. Como será que se monta um bom plano didático e se cria aulas mais assertivas para os seus alunos? Aquela em que eles, de fato, aprendam durante o reforço escolar? Vamos, então, aos 5 passos que separamos para facilitar o seu planejamento.
1.Defina o tipo de serviço que você irá oferecer
Sim, pode parecer bobo, mas não é! Em primeiro lugar, é essencial que você pense sobre o tipo de contrapartida que irá oferecer nas suas aulas particulares.
Quando você ainda está formando a sua clientela, é normal acabar fazendo todo tipo de atendimento… Certo? Mas, aos poucos, você pode ir delimitando as suas atividades e ser conhecida por um determinado tipo de serviço.
Para isso, é importante ter uma primeira reunião com a família da criança e saber quais são os objetivos e as expectativas deles em relação ao seu trabalho.
Se possível, preencha uma ficha de anamnese para registrar e documentar esse momento inicial, ainda que você ajude a criança de uma forma global, pois esse documental é muito importante para catalogar o seu progresso.
Além disso, essa ficha é fundamental para te dar um norte ao realizar o seu planejamento, pois permite conhecer bem a criança e os responsáveis.
Por exemplo, têm famílias que gostam de fazer a lição de casa com as crianças, outras que delegam para o professor particular e assim por diante.
2.Conheça a criança e suas necessidades de desenvolvimento
Em um primeiro encontro/contato com o aluno, o ideal é levar uma atividade mais lúdica para conhecer melhor a criança: o que ela gosta e o que não gosta, como aprende e como não aprende, se ela gosta de ser desafiada ou não etc. Para identificar quais as competências que precisam ser desenvolvidas, você precisa conhecê-la como indivíduo, saber como estimulá-la e motivá-la nos estudos.
3.Se preciso for, converse com pais/escola/profissionais para estabelecer prioridades
Em muitos casos, as famílias demoram muito para admitir que seus filhos precisam de ajuda, seja por motivos pessoais ou financeiros, e acabam pedindo auxílio quando a situação acadêmica daquela criança já se transformou em uma verdadeira “bola de neve”. Assim, não raras vezes, a ajuda que a criança precisa não é pontual, mas sem precedentes.
Nesses casos, você precisa estar disposta para conversar com todas as partes envolvidas no processo de aprendizagem para estabelecer PRIORIDADES e alinhar expectativas, tirando de você o fardo de salvadora da pátria.
Deve-se sempre formar um time que trabalhe, verdadeiramente, em equipe e aja em prol da criança.
4.Planeje oferecendo diferentes oportunidades de aprendizagem
Não seja aquele tipo de professora que replica exatamente a mesma coisa que a escola ensina em suas aulas particulares. Se o que a escola já faz não foi capaz de desenvolver a criança, para que insistir no erro? É papel do professor oportunizar diferentes chances de aprendizagem para o aluno. Ora, se você repete e ele não aprende na escola, muito provavelmente vai continuar sem aprender com você também.
Além disso, planejamento e dedicação agregam valor ao seu trabalho, demonstrando o quanto você se prepara e se importa com aquilo.
Obs.: Não significa dizer que você vai levar apenas jogos e músicas nas aulas particulares, as atividades de sistematização devem sim ser utilizadas, mas o lúdico e as intervenções são imprescindíveis para complementar esse aprendizado.
5.Avaliação
Engana-se quem pensa que a avaliação mede apenas o desempenho do aluno. Ela também é um importante recurso para o professor! Sim, através dela se tem um parâmetro para saber como melhorar no seu próximo encontro, bem como identificar quando avançar e quando retroceder com cada aluno.
É fundamental repensar o que foi feito para, finalmente, chegar ao objetivo final através de aulas cada vez mais assertivas.
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Grande abraço,
Iara Rodrigues
(Texto redigido por Iara Rodrigues e revisado por Daiane Garcia).